SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Revisão integrativa da ansiedade em adolescentes e instrumentos para avaliação na base Scientific Electronic Library OnlineThe Pilot Aptitude Tester e a seleção de pilotos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SILVA, Diego Rodrigues  e  HERZBERG, Eliana. Desenho da Figura Humana: avaliação da imagem corporal na deficiência física. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp. 106-115. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1601.12.

O Desenho da Figura Humana (DFH) possibilita avaliar a psicodinâmica e a imagem corporal. Questiona-se sua aplicação em pessoas com deficiência física com problemas orgânicos e sociais que incidem sobre a imagem corporal. Buscou-se revisar e discutir a literatura do DFH sobre essa população, tendo sido encontrados 15 trabalhos entre 1949 e 2016. Esses estudos contemplam a avaliação da imagem corporal, a comparação entre grupos e as críticas em relação ao procedimento. Foram encontrados, nas figuras, tratamento inusual dos membros e do tronco e assimetrias, indicando dificuldades no contato com o ambiente e integridade da imagem corporal. Discutiu-se a relação entre os prejuízos motores e a projeção de fato nos desenhos, e ressaltaram-se cuidados para evitar vieses nas análises. Concluiu-se que o DFH oferece contribuições clínicas e científicas, e apresenta questões a serem discutidas que necessitam de atualização da literatura. Pesquisas podem contribuir para um futuro parecer favorável à técnica projetiva.

Palavras-chave : deficiente físico; desenho de figuras humanas; imagem corporal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License