SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Avaliação de processos de orientação profissional e de carreira: problemas e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SANTOS, Patricia Leila dos; BAZON, Marina Rezende  e  CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV): adaptação brasileira. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 120-127. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.01.

O objetivo deste estudo foi realizar a adaptação semântica da Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale IV (FACES IV) para o Brasil. Foram incluídos 45 participantes, além dos tradutores e avaliadores. Requisitaram-se três traduções da versão original do instrumento, que foram comparadas com duas versões portuguesas até se chegar a uma versão de consenso, levando-se em conta o sentido dos itens no original, em inglês. Esta foi avaliada por três terapeutas familiares e dez juízes leigos, em termos de compreensibilidade e, em seguida, submetida a uma retrotradução de forma a ser equiparada diretamente com a versão original. Assim, obteve-se a versão para teste, que foi aplicada a 35 participantes adultos, com idade média de 42,1 anos. Obtiveram-se escores médios mais elevados nas subescalas equilibradas (coesão=25,0; flexibilidade=25,5) quando comparadas às desequilibradas (desengajada=17,6; emaranhada=21,4; rígida=22,1; caótica=16,9). A tradução atendeu ao recomendado por diferentes autores, com atenção à coerência entre a semântica dos itens e a definição do construto subjacente à subescala correspondente. A versão obtida mostrou-se adequada semanticamente. Estudos psicométricos visando verificar indicadores de fidedignidade e validade devem ser realizados.

Palavras-chave : família; testes psicológicos; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License