SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Evaluación de los aspectos cognitivos en adultos: análisis de lós manuales de los instrumentos aprobadosEvidencia de validez de puntaje estratégico en la tarea de Fluencia Verbal infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

CRISPIM, Ana Carla; CRUZ, Roberto Moraes; OLIVEIRA, Cassandra Melo  y  ARCHER, Aline Battisti. O afeto sob a perspectiva do circumplexo: evidências de validade de construto. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 145-152. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.04.

O afeto é um estado de prazer ou desprazer com diferentes graus de ativação e é constantemente vivenciado pelas pessoas. Objetivou-se com este estudo buscar evidências de validade e precisão de um instrumento de medida para avaliação de afeto em uma amostra de atletas. A amostra foi composta de 330 atletas (87,6% eram do sexo masculino), com média de idade de 21,8 anos (DP=5,36). O instrumento de medida utilizado na coleta de dados teve 26 pares de adjetivos que foram construídos com base em um circumplexo que representa um modelo possível para o afeto. A análise dos dados foi realizada por meio de procedimentos como estatística descritiva, análise fatorial e cálculo do alfa de Cronbach. Foram encontradas evidências de validade parciais para o instrumento de medida com três fatores. Sugere-se que sejam realizadas novas pesquisas para buscar evidências de validade e precisão acerca do afeto no contexto brasileiro.

Palabras clave : afeto; psicometria; psicologia do esporte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License