SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2O afeto sob a perspectiva do circumplexo: evidências de validade de construtoMiniexame do Estado Mental: evidências de validade baseadas na estrutura interna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MARQUES, Priscila do Nascimento; CORREA, Jane; OLIVEIRA, Rosinda Martins  e  CHARCHAT-FICHMAN, Helenice. Evidências de validade dos escores estratégicos na tarefa de fluência verbal infantil. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 153-160. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.05.

Os escores estratégicos na tarefa de fluência verbal fonológica (FVF) são utilizados na avaliação das funções executivas e linguísticas de crianças, e dois métodos para pontuação são empregados: valor bruto (VB) e taxas (TX). Existem poucas evidências de sua validade. Este trabalho objetivou descrever as evidências de validade de VB e TX, considerando o modelo de busca estratégica na FVF. Administrou-se a FVF em 106 crianças saudáveis de nove a 12 anos. Nas análises de regressão stepwise (VB), os três escores estratégicos foram preditores significativos do número total de emissões. No TX, apenas a taxa do tamanho médio de agrupamentos foi preditora. Nas análises de componente principal, VB gerou dois fatores (organização e flexibilidade); enquanto TX, apenas um fator bipolar (organização). Concluiu-se que VB mostrou mais evidências de validade haja vista o modelo multifatorial de busca estratégica, que pressupõe habilidades executivas de organização e flexibilidade.

Palavras-chave : crianças; psicometria; função executiva; neuropsicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License