SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Evidências de validade dos escores estratégicos na tarefa de fluência verbal infantilAdaptação e validação da Escala de Automonitoria para o português do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MELO, Denise Mendonça de; BARBOSA, Altemir José Gonçalves  e  NERI, Anita Liberalesso. Miniexame do Estado Mental: evidências de validade baseadas na estrutura interna. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 161-168. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.06.

Em razão da escassez de pesquisas que investigaram empiricamente a dimensionalidade do Miniexame do Estado Mental (MEEM), este estudo teve como objetivo obter evidências de validade com base na estrutura interna para essa medida por meio de análise de componentes principais (ACP) e de análise fatorial confirmatória (AFC). A amostra de 2.734 idosos da comunidade foi dividida aleatoriamente em dois grupos: ACP (n=1.361) e AFC (n=1.373). Na ACP, uma solução com cinco componentes - Habilidades Escolares, Orientação, Memória de Curto Prazo, Memória - Evocação e Memória - Reconhecimento - foi a mais adequada. Quatro modelos de estrutura interna foram testados com AFC, incluindo o formado na ACP. Três modelos com estrutura multidimensional de cinco fatores e um fator de segunda ordem apresentaram índices de ajuste satisfatórios, o que não ocorreu com o modelo unidimensional. Assim, o MEEM parece ser uma medida multidimensional, mas estudos adicionais são recomendados.

Palavras-chave : envelhecimento; avaliação neuropsicológica; análise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License