SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Minimental State Examination: Validity evidence based on internal structureInitial psychometric properties of the Inventory of Anticipatory Coping Skills for Abstinence from Alcohol and Other Drugs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MONTEIRO, Marcia Cristina  and  SOARES, Adriana Benevides. Adaptação e validação da Escala de Automonitoria para o português do Brasil. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 169-175. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.07.

O presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala de Automonitoria. A amostra contou com 200 estudantes universitários, dos quais 50% eram advindos de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares e 50% de IES públicas. A coleta dos dados ocorreu nesses locais. A análise fatorial exploratória indicou a extração de dois fatores e a exclusão de oito itens. Apesar do índice de confiabilidade da escala, os resultados não podem ser generalizados para um público mais amplo do que aquele formado por estudantes universitários. Além disso, alguns itens apresentaram valores pouco expressivos de correlação. Assim, uma pesquisa futura poderia investigar a estrutura obtida e se esta permanece sem alterações significativas quando replicada em outras amostras.

Keywords : automonitoria; autorregulação; interação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License