SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Miniexame do Estado Mental: evidências de validade baseadas na estrutura internaPropriedades Psicométricas iniciais do Inventário de Habilidades de Enfrentamento Antecipatório para a Abstinência de Álcool e Outras Drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

MONTEIRO, Marcia Cristina  e  SOARES, Adriana Benevides. Adaptação e validação da Escala de Automonitoria para o português do Brasil. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 169-175. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.07.

O presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala de Automonitoria. A amostra contou com 200 estudantes universitários, dos quais 50% eram advindos de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares e 50% de IES públicas. A coleta dos dados ocorreu nesses locais. A análise fatorial exploratória indicou a extração de dois fatores e a exclusão de oito itens. Apesar do índice de confiabilidade da escala, os resultados não podem ser generalizados para um público mais amplo do que aquele formado por estudantes universitários. Além disso, alguns itens apresentaram valores pouco expressivos de correlação. Assim, uma pesquisa futura poderia investigar a estrutura obtida e se esta permanece sem alterações significativas quando replicada em outras amostras.

Palavras-chave : automonitoria; autorregulação; interação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License