SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Adaptation and validation of the Self-monitoring Scale for Brazilian PortuguesePersonality factors in the elderly: The relationship between cognitive functioning and depressive symptoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SA, Lucas Guimarães Cardoso de; OLAZ, Fabián Orlando  and  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Propriedades Psicométricas iniciais do Inventário de Habilidades de Enfrentamento Antecipatório para a Abstinência de Álcool e Outras Drogas. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 176-186. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.08.

O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Habilidades de Enfrentamento Antecipatório para a Abstinência de Álcool e Outras Drogas (IDHEA-AD). A amostra foi de 457 pessoas em tratamento por problemas relacionados ao uso de álcool ou crack. Foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória, método de extração Máxima Verossimilhança e rotação Promax, que produziu uma estrutura de 30 itens, distribuídos em três fatores, nomeados como "assertividade e planejamento para situações de alto risco de consumo de substâncias", "expressão de sentimentos positivos para a abstinência" e "autocontrole emocional em situações adversas". Analisadas evidências de validade de estrutura interna e fidedignidade por consistência interna, concluiu-se que a estrutura é adequada para a avaliação de comportamentos direcionados à prevenção de recaídas.

Keywords : adaptação psicológica; habilidades sociais; cocaína crack; alcoolismo; transtornos relacionados ao uso de substâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License