SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Propriedades Psicométricas iniciais do Inventário de Habilidades de Enfrentamento Antecipatório para a Abstinência de Álcool e Outras DrogasAdaptação brasileira da Coping with Children's Negative Emotions Scale (CCNES) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GONZATTI, Valéria et al. Fatores de personalidade em idosos: relação com funcionamento cognitivo e sintomas depressivos. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 187-195. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.09.

Os fatores de personalidade têm sido apontados como possíveis preditores do desempenho cognitivo e sintomatologia depressiva na velhice. O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre os cinco grandes fatores de personalidade, sintomatologia depressiva e o desempenho cognitivo em tarefas de atenção, memória e funções executivas. Foi utilizado o método amostra de conveniência; 72 idosos (60-85 anos), responderam questões sobre condições sociodemográficas, fatores de personalidade (NEOFFI-R), sintomatologia depressiva (GDS-15) e avaliação das funções cognitivas. Os resultados mostraram uma relação positiva e moderada entre o fator Neuroticismo e sintomatologia depressiva; relação negativa e moderada entre o fator Abertura à Experiência e sintomatologia depressiva; sintomas depressivos apareceram correlacionados a índices mais altos de Neuroticismo e mais baixos de Extroversão, Abertura à experiência e Conscienciosidade; erros não perseverativos, no Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) associaram-se aos escores mais altos em Neuroticismo e mais baixos em Extroversão. A investigação aponta para relação entre fatores de personalidade, sintomatologia depressiva e funcionamento cognitivo em idosos, contudo, outros estudos são sugeridos.

Palavras-chave : personalidade; idosos; aptidão cognitiva; depressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License