SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Brazilian Adaptation of the Coping with Children's Negative Emotions Scale (CCNES)Studies on the psychometric properties of the Scale for the Assessment of Perceived Religiosity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

FREIRES, Leogildo Alves et al. Ensino da avaliação psicológica no Norte brasileiro: analisando as ementas das disciplinas. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 205-214. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.11.

O presente estudo objetivou analisar as ementas das disciplinas de avaliação psicológica (AP) dos cursos de graduação do Norte brasileiro. Inicialmente, observou-se uma pluralidade de denominações no campo da AP nessa Região, e que os cursos de graduação ofertam, em média, 3,82 disciplinas nessa área, sendo que o contato inicial se dá a partir do segundo ano do curso. Com relação ao conteúdo das ementas, apenas seis instituições o disponibilizaram, sendo tais informações analisadas com o software Iramuteq. Os resultados indicaram um ementário que destaca a formação de caráter tecnicista com ênfase na centralidade do psicodiagnóstico, nos procedimentos de aplicação e interpretação de instrumentos e em construtos tradicionais, como inteligência e personalidade. Pode-se concluir que existe a necessidade de empreender esforços para alinhar o ensino da AP no Norte às diretrizes dessa área no Brasil e aos avanços teóricos, técnicos e metodológicos da atualidade.

Keywords : ensino da psicologia; avaliação psicológica; formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License