SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Studies on the psychometric properties of the Scale for the Assessment of Perceived ReligiosityEvidence for Criterion validity of attention tests for psychological assessment in the traffic context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SANTIS, Ligia de; BARHAM, Elizabeth Joan; COIMBRA, Susana  and  FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Envolvimento paterno: validade interna da versão brasileira do Inventory of Father Involvement. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 225-233. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.13.

Existem evidências extensas que apontam a importância da relação pai-filho para o desenvolvimento e o bem-estar dos filhos, das mães e dos próprios pais. O envolvimento paterno é um construto multidimensional que inclui envolvimentos diretos e indiretos do pai com o filho. Para avançar nessa área, no Brasil, é preciso que tenhamos medidas válidas desse construto, tal como o Inventário de Envolvimento Paterno (Inventory of Father Involvement - IFI). O objetivo do presente estudo foi investigar a estrutura fatorial e confiabilidade interna da versão brasileira do IFI (IFI-BR). Um questionário sociodemográfico e o IFI-BR foram aplicados em 200 homens com filhos entre cinco e dez anos de idade. Os resultados indicam evidências de validade interna para o IFI-BR, confirmando uma estrutura fatorial muito similar à do IFI, composta por oito dos nove fatores originais de primeira ordem e um fator geral de envolvimento paterno, de segunda ordem, com uma confiabilidade interna adequada para esses oito fatores.

Keywords : envolvimento paterno; medida; validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License