SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Estudios psicométricas de la Escala de Evaluación de la Percepción de la ReligiosidadEvidencias de validez de criterio para pruebas de atención en la evaluación psicológica en el contexto del tránsito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SANTIS, Ligia de; BARHAM, Elizabeth Joan; COIMBRA, Susana  y  FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Envolvimento paterno: validade interna da versão brasileira do Inventory of Father Involvement. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 225-233. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.13.

Existem evidências extensas que apontam a importância da relação pai-filho para o desenvolvimento e o bem-estar dos filhos, das mães e dos próprios pais. O envolvimento paterno é um construto multidimensional que inclui envolvimentos diretos e indiretos do pai com o filho. Para avançar nessa área, no Brasil, é preciso que tenhamos medidas válidas desse construto, tal como o Inventário de Envolvimento Paterno (Inventory of Father Involvement - IFI). O objetivo do presente estudo foi investigar a estrutura fatorial e confiabilidade interna da versão brasileira do IFI (IFI-BR). Um questionário sociodemográfico e o IFI-BR foram aplicados em 200 homens com filhos entre cinco e dez anos de idade. Os resultados indicam evidências de validade interna para o IFI-BR, confirmando uma estrutura fatorial muito similar à do IFI, composta por oito dos nove fatores originais de primeira ordem e um fator geral de envolvimento paterno, de segunda ordem, com uma confiabilidade interna adequada para esses oito fatores.

Palabras clave : envolvimento paterno; medida; validação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License