SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Envolvimento paterno: validade interna da versão brasileira do Inventory of Father InvolvementValidade discriminante entre regulação emocional e resiliência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

RUEDA, Fabián Javier Marín. Evidências de validade de critério para testes de atenção na avaliação psicológica no contexto do trânsito. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 234-240. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.14.

A pesquisa teve como objetivo buscar evidências de validade com base em critério externo para testes que avaliam atenção e que são comumente empregados na avaliação psicológica no contexto do trânsito. Participaram 300 indivíduos do estado do Paraná que responderam aos instrumentos no momento da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em 2010. Após quatro anos, em 2014, foi obtido junto ao Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR) o histórico de infrações desses motoristas. Os resultados não mostraram diferenças significativas nas pontuações dos testes entre os grupos de motoristas com e sem registro de infração. Também não foram observadas correlações significativas entre o desempenho nos testes e o número de infrações e pontos na CNH. Discute-se a necessidade de mais pesquisas na área, que considerem outras variáveis relacionadas ao contexto do trânsito, como o envolvimento em acidentes com e sem vítimas fatais, relacionando o resultado das provas teórica e prática com o desempenho na avaliação, entre outros.

Palavras-chave : psicologia do trânsito; atenção; avaliação psicológica; validade de critério; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License