SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Evidências de validade de critério para testes de atenção na avaliação psicológica no contexto do trânsito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CASTRO, Angélica Maria Ferreira de Melo; BUENO, José Maurício Haas; RICARTE, Mirela Dantas  e  ALBUQUERQUE, Emily Souza Gaião e. Validade discriminante entre regulação emocional e resiliência. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp. 241-248. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/AP.2017.1602.15.

Resiliência e regulação de emoções (RE) são construtos psicológicos cujas operacionalizações nunca foram investigadas quanto à independência mútua. Por isso, objetivou-se buscar evidências de validade discriminante entre medidas de resiliência e de RE. Para isso, foram aplicadas versões online do Inventário de Competências Emocionais (ICE-R) e da Escala de Resiliência para Adultos (RSA) em 169 participantes com média de idade de 29,8 anos, sendo 65,7% do sexo feminino. Resultados de análise fatorial exploratória revelaram que os fatores primários de resiliência e RE tendem a se agrupar em fatores distintos de segunda ordem. Ainda que a "percepção de si" tenha apresentado carga nos dois fatores de segunda ordem, tais resultados sugerem que as medidas são predominantemente independentes entre si.

Palavras-chave : regulação emocional; resiliência; validade discriminante.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License