SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Comparing the ESEM and CFA approaches to analyze the Big Five factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

GONZATTI, Valéria et al. Fatores de Personalidade em Adultos e Idosos: Um Estudo Comparativo. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 256-260. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.11921.

Ao longo do ciclo de vida, há uma tendência para os indivíduos a aumentar e/ou diminuir alguns traços de personalidade. O presente estudo objetivou comparar a magnitude dos Cinco Grandes Traços de Personalidade entre idosos e adultos e identificar o papel das variáveis ​​sociodemográficas (idade, escolaridade, sexo e estado civil) em seus traços de personalidade. Este estudo transversal analisou 151 participantes divididos em dois grupos por critérios de idade. Setenta e oito idosos (60 a 85 anos) compuseram o primeiro grupo, e 73 adultos (30-59 anos) formaram o segundo grupo. Os participantes preencheram uma ficha de dados sociodemográficas e o Inventário de Cinco Fatores NEO-FFI-R (NEO-FFI-R), forma curta. Houve diferenças significativas entre os grupos associados aos fatores Neuroticismo, Abertura à experiência e Consciência. No grupo de adultos, houve uma tendência significativamente maior para maiores pontuações no Neuroticismo, Extroversão e Abertura à experiência. No grupo de idosos, por sua vez, houve uma maior tendência para os indivíduos a pontuação mais elevada em Conscienciosidade. Os adultos tendem a apresentar níveis mais elevados de fatores como Neuroticismo, Abertura à experiência e Consciência, enquanto os idosos apresentaram maior Consciência. Esses resultados sugerem que os fatores de personalidade são ajustados de acordo com a faixa etária e os eventos da vida.

Keywords : fatores de personalidade; adultos; idosos; NEO-FFI-R.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License