SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Comparando as Abordagens ESEM e CFA para Analisar os Grandes Cinco Fatores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GONZATTI, Valéria et al. Fatores de Personalidade em Adultos e Idosos: Um Estudo Comparativo. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 256-260. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.11921.

Ao longo do ciclo de vida, há uma tendência para os indivíduos a aumentar e/ou diminuir alguns traços de personalidade. O presente estudo objetivou comparar a magnitude dos Cinco Grandes Traços de Personalidade entre idosos e adultos e identificar o papel das variáveis ​​sociodemográficas (idade, escolaridade, sexo e estado civil) em seus traços de personalidade. Este estudo transversal analisou 151 participantes divididos em dois grupos por critérios de idade. Setenta e oito idosos (60 a 85 anos) compuseram o primeiro grupo, e 73 adultos (30-59 anos) formaram o segundo grupo. Os participantes preencheram uma ficha de dados sociodemográficas e o Inventário de Cinco Fatores NEO-FFI-R (NEO-FFI-R), forma curta. Houve diferenças significativas entre os grupos associados aos fatores Neuroticismo, Abertura à experiência e Consciência. No grupo de adultos, houve uma tendência significativamente maior para maiores pontuações no Neuroticismo, Extroversão e Abertura à experiência. No grupo de idosos, por sua vez, houve uma maior tendência para os indivíduos a pontuação mais elevada em Conscienciosidade. Os adultos tendem a apresentar níveis mais elevados de fatores como Neuroticismo, Abertura à experiência e Consciência, enquanto os idosos apresentaram maior Consciência. Esses resultados sugerem que os fatores de personalidade são ajustados de acordo com a faixa etária e os eventos da vida.

Palavras-chave : fatores de personalidade; adultos; idosos; NEO-FFI-R.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License