SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Fatores de Personalidade em Adultos e Idosos: Um Estudo ComparativoAvaliação de sintomas psicológicos no transtorno da acumulação: Um Estudo de Caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GOMES, Cristiano Mauro Assis  e  GJIKURIA, Jenny. Comparando as Abordagens ESEM e CFA para Analisar os Grandes Cinco Fatores. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 261-267. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12118.

Marsh (2007) afirma que nenhum questionário de autorrelato dos Grandes Cinco Fatores mostra grau de ajuste aceitável em análises fatoriais confirmatórias (AFC). Tomando como referência resultados de AFCs, pode-se usualmente inferir que soluções de análises fatoriais exploratórias (AFE) são incorretas, assim como concluir que os instrumentos avaliados pelas AFEs não mensuram o que pretendem. O presente estudo investiga essa afirmação, avaliando a validade estrutural do Inventário de Características de Personalidade (ICP), um instrumento de autorrelato dos Grandes Cinco Fatores. Somente uma AFE investigou a validade do ICP (Gomes, 2012). Os dados desse estudo foram reanalisados (716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola brasileira). A solução de oito fatores correlacionados foi investigada via AFC e MEEE (modelamento por equação estrutural exploratório). O modelo mostrou-se inaceitável via AFC, apresentando bom ajuste via MEEE. A afirmação de Marsh corretamente predisse os resultados. Somente o MEEE permitiu concluir a validade estrutural do ICP.

Palavras-chave : validade; análise fatorial confirmatória; modelamento por equação estrutural; personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License