SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Comparing the ESEM and CFA approaches to analyze the Big Five factorsInvestigating evidence of content and structural validity in cognitive training tasks for the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SCHMIDT, Diego Rafael  and  DELLA MEA, Cristina Pilla. Avaliação de sintomas psicológicos no transtorno da acumulação: Um Estudo de Caso. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 268-277. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12430.

O Transtorno da Acumulação (TA) caracteriza-se pela aquisição de itens desnecessários, dificuldade em se desfazer de objetos e a desorganização do ambiente de convívio. O estudo de caso analisa as características de personalidade e os sintomas psicológicos comórbidos em uma paciente com diagnóstico de TA. Para o levantamento de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, o Questionário dos Esquemas de Young (QEY-S2), o Inventário dos Estilos Parentais de Young (IEP), o Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck (BDI-II e BAI, respectivamente), o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL) e o Método de Rorschach. Nos resultados, observou-se a presença de Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) pertencentes ao domínio de desconexão e rejeição, sugerindo uma conexão entre os sintomas do TA e experiências emocionais negativas vivenciadas pela paciente durante a infância. Futuramente, recomenda-se a realização de novos estudos com delineamento transversal no intuito de substanciar os resultados obtidos pela presente pesquisa.

Keywords : transtorno da acumulação; depressão; ansiedade; esquemas iniciais desadaptativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License