SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Investigando evidencias de validez de contenido y estructural en tareas de un entrenamiento cognitivo para ancianosEscala de Positividad: evidencias iniciales de validez para adolescentes brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

CAUDURO, Giovanna Nunes; REPPOLD, Caroline Tozzi  y  PACHECO, Janaína Thais Barbosa. Adaptação Transcultural do Questionário de Estilos Parentais na Alimentação (QEPA). Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 293-300. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12452.

Este estudo tem como objetivo descrever os procedimentos de tradução e adaptação transcultural do Questionário de Estilos Parentais na Alimentação (QEPA) para o contexto brasileiro. Para assegurar a qualidade do procedimento, cinco etapas foram realizadas: 1) tradução do instrumento do idioma de origem para o idioma-alvo; 2) síntese das versões traduzidas; 3) avaliação por experts/público-alvo; 4) tradução reversa e 5) estudo piloto. Buscou-se garantir as propriedades da tradução e da adaptação do QEPA tanto na equivalência semântica quanto na idiomática, experiencial e conceitual entre os itens no idioma original e no idioma-alvo. A análise de consistência interna do questionário apontou a precisão do instrumento. Os resultados apontaram evidências iniciais de adequação do instrumento para avaliação dos estilos parentais presentes no momento da alimentação infantil no público-alvo.

Palabras clave : avaliação psicológica; psicometria; estilos parentais; alimentação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License