SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Adaptação Transcultural do Questionário de Estilos Parentais na Alimentação (QEPA)Proposta de uma forma reduzida do WISC-IV para avaliação intelectual de surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BORSA, Juliane Callegaro; RODRIGUES, Andrea Jannotti Nogueira; BIENEMANN, Bheatrix  e  DAMASIO, Bruno Figueiredo. Escala de positividade: evidências iniciais de validade para adolescentes brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 301-309. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12472.

A positividade refere-se à disposição do indivíduo para avaliar positivamente os diversos aspectos da vida. Estudos demonstram os efeitos benéficos da positividade na vida das pessoas em diversos domínios, incluindo a performance no trabalho e nas relações sociais. Na adolescência, a positividade apresenta-se como um importante fator de proteção para o desenvolvimento saudável. O presente estudo apresenta evidências iniciais de validade da Escala de Positividade (EP) para uma amostra de 638 adolescentes brasileiros (67,7 % do sexo feminino; idade média = 15,19; DP = 2,40). Análises fatoriais exploratória e confirmatória indicaram solução unifatorial para a EP, corroborando sua estrutura original. A validade convergente foi evidenciada por meio de correlações positivas moderadas entre a EP e os indicadores de esperança, otimismo, autoestima e saúde mental. Este estudo amplia as evidências de validade da EP no contexto brasileiro e oferece uma nova ferramenta para os estudos da Psicologia Positiva desenvolvidos com adolescentes.

Palavras-chave : psicologia positiva; adolescentes; positividade; evidência de validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License