SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Positivity Scale: initial validity evidence for Brazilian adolescentsENADE results and Psychology education assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MEYER, Tharso de Souza  and  DE FIGUEIREDO, Vera Lúcia Marques. Proposta de uma forma reduzida do WISC-IV para avaliação intelectual de surdos. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 310-317. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12534.

Todo instrumento de avaliação deve ser revisado e adaptado quando utilizado em uma população diferente daquela para a qual foi padronizado. Este artigo apresenta os procedimentos teóricos do processo de adaptação de uma Forma Reduzida do teste WISC-IV para surdos. Objetivando uma avaliação mais rápida, porém representativa do modelo quadrifatorial do teste, foram selecionados oito subtestes: Vocabulário, Semelhanças, Cubos, Raciocínio Matricial, Código, Procurar Símbolos, Dígitos e Sequência de Números e Letras. As instruções e os itens foram traduzidos para Libras e a versão inicial foi apresentada à peritos na cultura surda e testada em oito alunos surdos. A forma experimental resultou em inclusão e exclusão de itens, inserção de ilustrações e itens de exemplos e, ainda, algumas modificações no processo de aplicação dos subtestes, atendendo às especificidades da cultura surda. Após os ajustes necessários, a versão experimental deve ser testada em uma amostra mais representativa para a realização das análises psicométricas.

Keywords : WISC-IV; surdos; inteligência; adaptação transcultural; forma reduzida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License