SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Escala de Positividad: evidencias iniciales de validez para adolescentes brasileñosResultados del ENADE y evaluación de la formación en Psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

MEYER, Tharso de Souza  y  DE FIGUEIREDO, Vera Lúcia Marques. Proposta de uma forma reduzida do WISC-IV para avaliação intelectual de surdos. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 310-317. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12534.

Todo instrumento de avaliação deve ser revisado e adaptado quando utilizado em uma população diferente daquela para a qual foi padronizado. Este artigo apresenta os procedimentos teóricos do processo de adaptação de uma Forma Reduzida do teste WISC-IV para surdos. Objetivando uma avaliação mais rápida, porém representativa do modelo quadrifatorial do teste, foram selecionados oito subtestes: Vocabulário, Semelhanças, Cubos, Raciocínio Matricial, Código, Procurar Símbolos, Dígitos e Sequência de Números e Letras. As instruções e os itens foram traduzidos para Libras e a versão inicial foi apresentada à peritos na cultura surda e testada em oito alunos surdos. A forma experimental resultou em inclusão e exclusão de itens, inserção de ilustrações e itens de exemplos e, ainda, algumas modificações no processo de aplicação dos subtestes, atendendo às especificidades da cultura surda. Após os ajustes necessários, a versão experimental deve ser testada em uma amostra mais representativa para a realização das análises psicométricas.

Palabras clave : WISC-IV; surdos; inteligência; adaptação transcultural; forma reduzida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License