SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Escala de necessidade de identificação: propriedades psicométricas em contexto brasileiroAdaptação brasileira do manual brief intervention for adolescent alcohol and drug use índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ALVARES, Joana; MACHADO, Letícia Fagundes  e  BENETTI, Sílvia Pereira da Cruz. Macarthur stem story battery: narrativas infantis como acesso às representações mentais. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 356-364. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12917.

Este trabalho teve por objetivo identificar e comparar as representações mentais de crianças maltratadas e não maltratadas com base nas narrativas do MSSB, e avaliar as propriedades psicométricas iniciais de tal instrumento. Participaram 90 crianças em idade escolar de 6-10 anos de idade (M = 8,0), sendo 30 vítimas de maus-tratos e 60 não vítimas. Os instrumentos utilizados foram o SDQ e MSSB. As representações mentais das crianças maltratadas foram retratadas como mais negativas, se comparadas às não maltratadas, com teores de cunho mais agressivo, indicando baixa regulação emocional e impulsividade frente a situações conflitantes e, figuras de cuidado mais inseguras e ineficazes. Evidencia-se, ainda, que alguns itens do MSSB são capazes de discriminar os grupos de forma significativa, além deste apresentar bons índices de confiabilidade. Evidencia-se as narrativas como útil recurso de avaliação e planejamento de intervenções terapêuticas com essas crianças. Desenvolvimento de novos estudos nacionais a fim de aprimorar técnicas validas e para compreender as representações no âmbito da violência infantil.

Palavras-chave : representação mental; maus-tratos; narrativas infantis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License