SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Macarthur stem story battery: child narratives as access to mental representationsAssessment of convergent and discriminant validity in computerized decision-making tests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

CERUTTI, Fernanda; ROCHA, Bruna Fernandes da; DACROCE, Luisa Raquel Bridi  and  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp. 365-374. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12940.

O objetivo deste estudo é apresentar o processo de adaptação para a realidade brasileira do Manual Brief Intervention for Adolescent Alcohol and Drug Use. Na versão original, desenvolvida nos Estados Unidos, o formato das sessões é individual, sendo assim, também se objetivou adaptar o manual para o formato grupal. O protocolo prevê a realização de quatro sessões, sendo que duas delas contam com a participação dos pais/responsáveis. O processo foi realizado em três etapas: 1) tradução e retrotradução do manual e a adaptação das intervenções e recursos; 2) revisão do material por especialistas; 3) adequação das intervenções por meio de dois estudos-piloto, o primeiro em formato individual e o segundo em formato grupal. Os resultados evidenciaram a adequação da versão do manual para a realidade brasileira e para ser utilizado em grupos.

Keywords : adolescência; intervenção breve; uso de drogas; treinamento de pais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License