SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Effects of alarm treatment for enuresis on children's self-conceptReading predictive skills test: skills standards for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

FERREIRA, Heloísa Gonçalves  and  BARHAM, Elizabeth Joan. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.4, pp. 405-414. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12627.

O objetivo do presente estudo foi investigar evidências de validade da estrutura interna da versão brasileira do California Older Person Pleasant Events Schedule - OPPES-BR, um instrumentopara avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas, que pode ser utilizado em contexto clínico para o tratamento da depressão. Para tal, foi realizada uma análise fatorial exploratória emamostra brasileira de 337 idosos não institucionalizados e sem alterações cognitivas, com idade média de 69,7 anos, sendo 68,2% do sexo feminino.Observou-se que o OPPES-BR abarcou quatro domínios: Atividades Sociais e de Competência, Atividades Contemplativas, Atividades Práticas e Atividades Intelectuais, explicando 43,6% da variância total. Essa estrutura fatorial necessita ainda ser confirmada em uma segunda amostra de idosos brasileiros, por meio de análises fatoriais confirmatórias. No entanto, os resultados obtidos já fornecem evidências de validade da estrutura interna do OPPES-BR, sugerindo possibilidades de aplicação em contextos de intervenções e de pesquisas com idosos brasileiros.

Keywords : análise fatorial; validade de construto; escala; idosos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License