SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Efeitos do tratamento com alarme para enurese no autoconceito de criançasTeste de habilidades preditoras da leitura: normas de habilidade para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FERREIRA, Heloísa Gonçalves  e  BARHAM, Elizabeth Joan. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.4, pp. 405-414. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12627.

O objetivo do presente estudo foi investigar evidências de validade da estrutura interna da versão brasileira do California Older Person Pleasant Events Schedule - OPPES-BR, um instrumentopara avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas, que pode ser utilizado em contexto clínico para o tratamento da depressão. Para tal, foi realizada uma análise fatorial exploratória emamostra brasileira de 337 idosos não institucionalizados e sem alterações cognitivas, com idade média de 69,7 anos, sendo 68,2% do sexo feminino.Observou-se que o OPPES-BR abarcou quatro domínios: Atividades Sociais e de Competência, Atividades Contemplativas, Atividades Práticas e Atividades Intelectuais, explicando 43,6% da variância total. Essa estrutura fatorial necessita ainda ser confirmada em uma segunda amostra de idosos brasileiros, por meio de análises fatoriais confirmatórias. No entanto, os resultados obtidos já fornecem evidências de validade da estrutura interna do OPPES-BR, sugerindo possibilidades de aplicação em contextos de intervenções e de pesquisas com idosos brasileiros.

Palavras-chave : análise fatorial; validade de construto; escala; idosos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License