SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Estrutura fatorial da versão brasileira do california older person's pleasant events scheduleTranslation Procedures for Cross-Cultural Adaptation of the Dutch Eating Behavior Questionnaire (DEBQ) to Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita  and  DIAS, Émille Burity. Teste de habilidades preditoras da leitura: normas de habilidade para crianças. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.4, pp. 415-425. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12779.

O objetivo da investigação consistiu em construir os dados normativos das habilidades em consciência fonológica e memória visual do Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL) para crianças entre 4 e 8 anos. O instrumento avalia o nível de habilidade em consciência fonológica e memória visual, é de fácil aplicação, autoaplicável, adaptativo e informatizado. Participaram da investigação 404 crianças, meninas e meninos frequentando escolas da educação infantil ou fundamental.Foram conduzidas ANOVAs e análises post-hoc em função da escolaridade e idade, que as análises evidenciaram diferenças significativas. Os resultados revelaram que as crianças mais velhas e de séries mais avançadas possuem melhor habilidade no THPL do que as crianças mais novas e em séries iniciais. Foram utilizadas escalas de valores percentis, como medida normativa das habilidades avaliadas por ano escolar e idade.O instrumento poderá ser utilizado em contexto de pesquisa para análise do desempenho infantil em tarefas de elementos essenciais ao processo exitoso da leitura.

Keywords : consciência fonológica; memória; psicometria; normas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License