SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Subjective well-being, violence and symptoms of depression, anxiety and stress in adolescentsDevelopment and validation of an attitude scale in relation to science in psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

AMORIM, Luciana et al. Perspectivas conceituais e instrumentos para avaliação de funcionalidade em pacientes com esquizofrenia. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.4, pp. 478-488. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.13050.

Pacientes diagnosticados com esquizofrenia apresentam déficits variados e podem necessitar de cuidados e acompanhamento constantes. Entender os aspectos da funcionalidade desses pacientes torna-se essencial para compreender o transtorno de forma mais completa. Para isso, é necessário identificar as perspectivas conceituais de funcionalidade e verificar os instrumentos disponíveis para avaliar esse fenômeno. Foi realizada uma revisão integrativa em artigos científicos nas línguas portuguesa e inglesa. Em relação às perspectivas conceituais, os resultados apontaram aspectos cognitivos e sintomas negativos enquanto variáveis preditoras da funcionalidade, e os aspectos constituintes do construto funcionalidade foram sintetizados em um modelo composto por dois domínios: objetivo e subjetivo. Foram encontrados 43 instrumentos utilizados para avaliar a funcionalidade em pacientes com esquizofrenia. Desses, 36 instrumentos, apesar de terem sido utilizados em pacientes com esquizofrenia, não eram específicos para esse contexto. Sugere-se que instrumentos sejam desenvolvidos e adaptados para o contexto dos pacientes com esquizofrenia levando em consideração o conhecimento e perspectivas conceituais já existentes na área.

Keywords : avaliação psicológica; esquizofrenia; funcionalidade; instrumentos de medida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License