SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Perspectivas conceituais e instrumentos para avaliação de funcionalidade em pacientes com esquizofreniaInstrumentos de avaliação da sobrecarga em cuidadores informais: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BIENEMANN, Bheatrix  e  DAMASIO, Bruno Figueiredo. Desenvolvimento e validação de uma escala de atitude em relação à ciência na psicologia. Aval. psicol. [online]. 2017, vol.16, n.4, pp. 489-497. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.13409.

A história da Psicologia é marcada por uma crise de cientificidade. Em muitos domínios da área, há indiferença e até antipatia relacionada à prática científica. O presente estudo apresenta o desenvolvimento e as propriedades psicométricas de uma Escala de Atitude em Relação à Ciência na Psicologia (EARC-P). A EARC-P avalia como os estudantes e profissionais da Psicologia pensam, como se sentem e buscam se comportar em relação à ciência na Psicologia. Após procedimentos de refinamento, utilizando técnicas de análise fatorial exploratória e confirmatória, a escala final ficou composta por 41 itens divididos em uma estrutura de dois fatores: Iniciativa Pessoal e Crenças e Afetos, com adequados índices de ajuste. Foi demonstrado que os níveis de atitude em relação à ciência se relacionam com necessidade de desenvolvimento pessoal e necessidade de conhecimento, bem como com o fator de personalidade conscienciosidade. Evidências iniciais sugerem adequação da EARC-P para uso no contexto brasileiro.

Palavras-chave : atitude em relação à ciência; psicologia científica; psicometria; evidência de validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License