SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Procrastinação em Universitários: Evidências Preliminares do Efeito da Contextualização em Cursos Específicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VILANOVA, Thiago Rafael Santin Felipe; COSTA, Ângelo Brandelli; NADELHOFFER, Daniela Goya Tocchetto Thomas  e  KOLLER, Silvia Helena. Evidências de validade do inventário do livre-arbítrio (ILA) para a população brasileira. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 1-11. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.01.13308.

O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade e fidedignidade do Inventário do Livre-Arbítrio (ILA) para a população brasileira, além de traduzir e adaptá-lo para a língua portuguesa. Este é um instrumento dividido em duas partes. A primeira parte busca investigar força das crenças no livre-arbítrio, determinismo e dualismo. A segunda parte busca investigar relações entre esses construtos e a responsabilidade moral. Participaramdeste estudo 316 participantes com idades entre 18 e 77 anos que responderam, por meio de uma plataforma on-line, a um questionário sociodemográfico e ao ILA. Tal qual na escala original, a análise fatorial exploratória revelou a existência de três fatores: livre-arbítrio, determinismo e dualismo. Os alfas de Cronbach das subescalas foram, respectivamente, 0,81; 0,75; 0,85. O ILA apresentou boas propriedades psicométricas para população brasileira, recomendando-se seu uso para pesquisas futuras no campo da psicologia social.

Palavras-chave : livre-arbítrio; dualismo; determinismo; escala; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License