SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Evidências de validade do inventário do livre-arbítrio (ILA) para a população brasileiraAdaptação do inventário do clima familiar para crianças (ICF-C) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

DOMINGUEZ-LARA, Sergio Alexis. Procrastinação em Universitários: Evidências Preliminares do Efeito da Contextualização em Cursos Específicos. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 12-19. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.02.13028.

A contextualização de testes psicológicos em cursos específicos é necessária para obter informações relevantes para sustentar intervenções individuais ou grupais, diferente dos instrumentos de avaliação geral, concentrados na vida acadêmica global. A procrastinação acadêmica é relevante, e a sua avaliação é necessária por suas consequências a curto e médio prazo. Então, o objetivo do presente reporte metodológico foi comparar o resultado da análise estrutural, relação entre as dimensões, a confiabilidade e as especificações erradas da Escala de Procrastinação Acadêmica, avaliada em sua forma geral (amostra 1: 717 estudantes, 74.3% mulheres)edemarcada emassinaturas específicas (amostra 2: 142 estudantes, 72.5% mulheres). Os resultados indicam que a forma específica tem maior respaldo psicométrico, tanto no ajuste global, relação entre fatores, e menor frequência de especificações erradas. No entanto, os coeficientes de confiabilidade não diferem entre as versões. As implicâncias dos resultados são discutidas.

Palavras-chave : procrastinação académica; validade; fiabilidade; especificações erradas; assinaturas específicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License