SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Adaptación del inventario de clima familiar para niños (ICF-C)Evidencias de validez de la versión adaptada para el portugués del cuestionario TPACK survey for meaningful learning índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

WONG, Cristina Elizabeth Izábal; COTRENA, Laura Damiani Branco Charles; JOANETTE, Yves  y  FONSECA, Rochele Paz. Fidedignidade e validade de construto do teste de cancelamento dos sinos. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 28-36. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.04.13128.

O Teste de Cancelamento dos Sinos (TCS) é amplamente utilizado para auxiliar o diagnóstico de heminegligência. O objetivo deste estudo foi avaliar a validade convergente do TCS, comparando-o a ferramentas que avaliam construtos similares, e investigar sua fidedignidade teste-reteste. A amostra incluiu 66 adultos saudáveis com idades entre 19 e 75 anos. A fidedignidade foi avaliada por meio de procedimento teste-reteste, com correlações e testes t para amostras pareadas, enquanto a validade foi investigada através de comparações entre o desempenho no TCS e escores no teste de Atenção Concentrada (AC-15), teste de Atenção Sustentada (AS) e os subtestes Símbolos e Códigos do WAIS-III. Correlações positivas foram encontradas entre teste e reteste nas duas versões do TCS, assim como entre o número de omissões no TCS e demais medidas de atenção. Esses resultados corroboram a validade e fidedignidade das duas versões do TCS na população Brasileira.

Palabras clave : atenção; avaliação neuropsicológica; fidedignidade; validade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License