SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Adaptação do inventário do clima familiar para crianças (ICF-C)Evidências de validade da versão adaptada para o português do questionário TPACK survey for meaningful learning índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

WONG, Cristina Elizabeth Izábal; COTRENA, Laura Damiani Branco Charles; JOANETTE, Yves  e  FONSECA, Rochele Paz. Fidedignidade e validade de construto do teste de cancelamento dos sinos. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 28-36. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.04.13128.

O Teste de Cancelamento dos Sinos (TCS) é amplamente utilizado para auxiliar o diagnóstico de heminegligência. O objetivo deste estudo foi avaliar a validade convergente do TCS, comparando-o a ferramentas que avaliam construtos similares, e investigar sua fidedignidade teste-reteste. A amostra incluiu 66 adultos saudáveis com idades entre 19 e 75 anos. A fidedignidade foi avaliada por meio de procedimento teste-reteste, com correlações e testes t para amostras pareadas, enquanto a validade foi investigada através de comparações entre o desempenho no TCS e escores no teste de Atenção Concentrada (AC-15), teste de Atenção Sustentada (AS) e os subtestes Símbolos e Códigos do WAIS-III. Correlações positivas foram encontradas entre teste e reteste nas duas versões do TCS, assim como entre o número de omissões no TCS e demais medidas de atenção. Esses resultados corroboram a validade e fidedignidade das duas versões do TCS na população Brasileira.

Palavras-chave : atenção; avaliação neuropsicológica; fidedignidade; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License