SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Interfaz positiva trabajo y familia: propuesta del instrumento y evidencias de validezEvidencias de validez de la versión brasileña de la escala de workaholism (adicción al trabajo) duwas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

BARROS, Leonardo de Oliveira  y  AMBIEL, Rodolfo A. M.. Quando pintar quadros não é (Só) atividade artística: construção da escala de interesses profissionais para pessoas com deficiência visual. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 59-68. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.07.13243.

O objetivo deste trabalho é apresentar a construção da Escala de Interesses Profissionais para pessoas com Deficiência Visual (EIDV) embasada na teoria de Holland e as evidências de validade com base no conteúdo e na estrutura interna. Inicialmente foram construídos 120 itens divididos igualmente entre as seis tipologias teóricas (realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional) e ocorreu a análise de juízes por doutoras em Psicologia e psicólogas de instituições de apoio à pessoa com deficiência visual, seguido do estudo piloto. Para o estudo de estrutura interna, participaram de 137 deficientes visuais, com idade a partir de 18 anos. Os dados foram analisados com estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e cálculo do alfa de Cronbach. Os resultados forneceram a confirmação empírica dos seis fatores teóricos e índices adequados de confiabilidade. Acredita-se que o instrumento contribua com a área de avaliação psicológica e para a identificação de interesses profissionais de deficientes visuais.

Palabras clave : avaliação psicológica; orientação profissional; deficiência visual; psicometria; construção do teste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License