SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Interface positiva trabalho e família: proposta de instrumento e evidências de validadeEvidências de validade da versão brasileira da escala de workaholism (DUWAS-16) e sua versão breve (DUWAS-10) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BARROS, Leonardo de Oliveira  e  AMBIEL, Rodolfo A. M.. Quando pintar quadros não é (Só) atividade artística: construção da escala de interesses profissionais para pessoas com deficiência visual. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 59-68. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.07.13243.

O objetivo deste trabalho é apresentar a construção da Escala de Interesses Profissionais para pessoas com Deficiência Visual (EIDV) embasada na teoria de Holland e as evidências de validade com base no conteúdo e na estrutura interna. Inicialmente foram construídos 120 itens divididos igualmente entre as seis tipologias teóricas (realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional) e ocorreu a análise de juízes por doutoras em Psicologia e psicólogas de instituições de apoio à pessoa com deficiência visual, seguido do estudo piloto. Para o estudo de estrutura interna, participaram de 137 deficientes visuais, com idade a partir de 18 anos. Os dados foram analisados com estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e cálculo do alfa de Cronbach. Os resultados forneceram a confirmação empírica dos seis fatores teóricos e índices adequados de confiabilidade. Acredita-se que o instrumento contribua com a área de avaliação psicológica e para a identificação de interesses profissionais de deficientes visuais.

Palavras-chave : avaliação psicológica; orientação profissional; deficiência visual; psicometria; construção do teste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License