SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Evidencias de validez de la versión brasileña de la escala de workaholism (adicción al trabajo) duwasAutoeficacia cuestionario de autorregulación de estudio readiness índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

NERY, Vanessa de Fátima; NEIVA, Elaine Rabelo  y  FRANCO, Kettyplyn Sanches. Estrutura fatorial da escala de respostas comportamentais à mudança organizacional. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 79-91. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.09.13327.

As respostas comportamentais são fundamentais para o sucesso das mudanças organizacionais. O presente estudo descreve a busca por evidências de validade do construto da Escala de Respostas Comportamentais à Mudança Organizacional, instrumento que integra duas dimensões comportamentais - Comportamento de Apoio e Resistência - na mesma escala. A escala também foi construída em duas versões: com o referente no nível individual e com o referente no nível coletivo. Para isso, foram realizadas análises fatoriais exploratórias (N = 239 e N = 294) e análises fatoriais confirmatórias (N = 400 e N = 424) das duas versões da escala e os resultados são comparados para discutir a questão do nível de análise. Os resultados corroboraram a pertinência de solução bifatorial, com 11 itens, apesar da correlação entre os fatores. A análise fatorial confirmatória ratificou os resultados encontrados na AFE. Quanto à precisão do instrumento, por meio dos coeficientes alfa de Cronbach, foram verificados bons índices de consistência interna.

Palabras clave : mudança organizacional; análise fatorial; medida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License