SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Estrutura fatorial da escala de respostas comportamentais à mudança organizacionalMeninos e meninas: influências culturais no método de Zulliger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

DELGADO, Fabiola Sáez; NAVARRETE, Claudio Bustos  e  MUJICA, Alejandro Díaz. Questionário de autoeficácia para a autorregulação para estudar (readiness). Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 92-100. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.10.13348.

A investigação tem demonstrado a importância dos instrumentos que medem a autoeficácia ligada às áreas de funcionamento diferencial, como a aprendizagem autorregulada. O objetivo deste trabalho é projetar e estudar o comportamento psicométrico do Questionário de Autoeficácia para a Autorregulação da Disposição para Estudar. O instrumento, composto por nove itens, foi aplicado em uma amostra por conveniência de 695 estudantes de cinco universidades da Província de Concepción, Chile. Por meio de análise fatorial exploratória, foi encontrada uma estrutura com um fator geral (M = 3,87; DE = 0,65) e três subfatores, a qual foi provada em uma análise fatorial confirmatória. O instrumento mostra níveis adequados de confiabilidade (α = 0,84), uma estrutura latente com bom ajuste para os dados e as correlações leves, mas estatisticamente significativas, com classificações autorreferidas. Portanto, o instrumento apresenta propriedades psicométricas adequadas para serem aplicadas em formato de autorrelato, para diferentes grupos de alunos.

Palavras-chave : autoeficácia; autorregulação; estudantes universitários; análise fatorial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License