SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Meninos e meninas: influências culturais no método de ZulligerTradução, adaptação e evidências de validade do thinking styles inventory - revised II (Tsi-R2) no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

HOLZ, Maila Rossato et al. A influência da idade e da escolaridade nas praxias construtivas do teste NEUPSILIN. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 111-120. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.12.13461.

Avaliação das praxias construtivas, embora tradicional, tem sido insuficientemente explorada no exame neurocognitivo. O objetivo foi verificar efeito de idade e escolaridade, assim como interação entre os itens de praxias construtivas no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve - NEUPSILIN, obtendo-se normas de referência por desempenho. Participaram 613 adultos e idosos entre 19 até 90 anos. Realizou-se quatro tarefas, três de cópia (quadrado, margarida e cubo) e uma produção espontânea (relógio). Conduziu-se MANCOVA para avaliar efeito da idade e escolaridade nos grupos; post hoc Bonferroni para normas nos desenhos. Houve efeito de idade no quadrado e no relógio e efeito de escolaridade no relógio. Ocorreu interação entre idade e escolaridade no cubo e na margarida em que o desempenho aumentou nos grupos de maior escolaridade e diminuíram com aumento da idade. Percebe-se a influência da idade e escolaridade como variáveis relevantes para dados normativos de desempenho em praxias construtivas.

Palavras-chave : praxias construtivas; NEUPSILIN; idade; escolaridade; normas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License