SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Propriedades psicométricas da escala multidimensional de expressão social -parte motora (EMES-M) em uma amostra brasileiraCritérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CARVALHO, Ana Clara Mateus  e  RESENDE, Ana Cristina. Desempenho de crianças e adolescentes não pacientes no Zulliger SC. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp. 142-154. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.15.13795.

Este artigo apresenta e compara o desempenho de crianças no Zulliger Sistema Compreensivo, ZSC, de acordo com a idade. Assim, 304 crianças, de ambos os sexos, de 7 a 14 anos, que frequentavam escolas públicas e particulares, foram avaliadas pelo ZSC, considerando 70 variáveis do teste. A análise dos dados utilizou estatística descritiva, ANOVA One-Way (teste post hoc de Tukey), teste de t Student e o teste d Cohen. Os resultados mostraram diferenças significativas que permitiram dividir a amostra em três grupos. Onze variáveis ​​mostraram diferenças significativas entre os grupos com tamanhos de efeito entre moderado e grande. O aspecto mais evidente foi a evolução cognitiva ao longo do desenvolvimento, corroborando com a literatura. Os dados levantados demonstraram que o ZSC é um instrumento que pode ser válido para avaliação psicológica da faixa etária estudada.

Palavras-chave : Zulliger SC; desempenho; crianças; adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License