SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Adaptação e Evidências de Validade da Escala de Resposta Ruminativa no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VASCONCELLOS, Silvio José Lemos et al. Instrumentos de autorrelato para avaliar traços antissociais medem o que objetivam medir?. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 163-169. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.13264.01.

Apesar de muitas décadas de discussão sobre o impacto das respostas enviesadas na avaliação de traços da personalidade com base em autorrelato, um consenso ainda não surgiu. Essas controvérsias parecem ser maiores no que se refere à avaliação de tendências antissociais. A desejabilidade social explica parte das distorções nos instrumentos de autorrelato. O objetivo desta pesquisa foi valer-se de um cruzamento de informações resultantes de duas situações de avaliação com medidas de autorrelato. Em uma amostra de 156 participantes, os autores investigaram possível alterações nos escores do teste, caso os participantes necessitassem entregar os protocolos de respostas para os pesquisadores. Os resultados revelaram mudanças parciais de pontuações em aproximadamente um terço da amostra, indicando ainda a necessidade de novas pesquisas usando os mesmos métodos.

Palavras-chave : avaliação psicológica; autorrelato; comportamento antissocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License