SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2¿Instrumentos de autoinforme para evaluar rasgos antisociales, miden realmente lo que tienen por objetivo medir?Validación preliminar de la escala de síndrome pre-menstrual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

ZANON, Cristian; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato  y  MENGA JUNIOR, Eduardo. Adaptação e Evidências de Validade da Escala de Resposta Ruminativa no Brasil. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 170-179. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.13559.02.

A ruminação é caracterizada por um conjunto de pensamentos repetitivos sobre sintomas, causas e consequências da depressão, sendo que a Escala de Resposta Ruminativa foi desenvolvida para avaliação desse construto. Este estudo objetiva adaptar e apresentar evidências de validade para a escala em português do Brasil. Os participantes foram 565 universitários que responderam à escala, juntamente, com a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e a Escala de Crenças Irracionais. Análises fatoriais exploratórias indicaram duas dimensões (Brooding e Reflection) que correspondem às originalmente propostas e correlações de Pearson indicaram relações moderadas com construtos associados. A presente pesquisa avança na compreensão da relação existente entre as crenças irracionais e o estilo de resposta ruminativo, evidenciando que a dimensão mais patológica da ruminação (Brooding) apresenta maior correlação com as crenças irracionais do que a dimensão menos disfuncional (Reflection).

Palabras clave : ruminação; depressão; ansiedade; estresse; crenças irracionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License