SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Escala de autoeficácia no trabalho: evidencia de validez y precisiónFactores asociados a sintomatología depresiva en ancianos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

ROVINSKI, Sonia Liane Reichert et al. Respostas de agressividade no Rorschach (R-PAS) de homens autores de violência conjugal. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 199-204. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.13998.05.

Este artigo analisa a validade dos indicadores de agressividade do Rorschach em uma amostra forense. São participantes deste estudo 31 homens agressores violentos contra mulheres, os quais foram indiciados, julgados no Tribunal de Violência Doméstica e Familiar e, posteriormente, encaminhados a um Grupo Reflexivo de Gênero. O Rorschach foi administrado por meio do sistema R-PAS, de acordo com a padronização e normas propostas pelo manual, com excelente confiabilidade entre avaliadores para os dois códigos analisados. Os índices encontrados para AGC e AGM foram comparados aos dados normativos por meio do teste t de Student. Apenas AGC mostrou diferença significativa em relação à amostra normativa, com menores resultados. O AGM não evidenciou validade para diferenciar os grupos.

Palabras clave : teste de Rorschach; psicologia forense; violência doméstica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License