SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Escala de autoeficácia no trabalho: evidências de validade e precisãoFatores associados à sintomatologia depressiva em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ROVINSKI, Sonia Liane Reichert et al. Respostas de agressividade no Rorschach (R-PAS) de homens autores de violência conjugal. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 199-204. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.13998.05.

Este artigo analisa a validade dos indicadores de agressividade do Rorschach em uma amostra forense. São participantes deste estudo 31 homens agressores violentos contra mulheres, os quais foram indiciados, julgados no Tribunal de Violência Doméstica e Familiar e, posteriormente, encaminhados a um Grupo Reflexivo de Gênero. O Rorschach foi administrado por meio do sistema R-PAS, de acordo com a padronização e normas propostas pelo manual, com excelente confiabilidade entre avaliadores para os dois códigos analisados. Os índices encontrados para AGC e AGM foram comparados aos dados normativos por meio do teste t de Student. Apenas AGC mostrou diferença significativa em relação à amostra normativa, com menores resultados. O AGM não evidenciou validade para diferenciar os grupos.

Palavras-chave : teste de Rorschach; psicologia forense; violência doméstica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License