SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Fatores associados à sintomatologia depressiva em idososEscala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias: Estrutura Interna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

LOBOS PENA, Karla; DIAZ MUJICA, Alejandro; BUSTOS NAVARRETE, Claudio  e  SAEZ DELGADO, Fabiola. Escala de estratégias de estimulação do autoconceito acadêmico. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 213-222. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.14125.07.

Elaborou-se e avaliou-se o comportamento psicométrico de uma escala de estratégias de estimulação do autoconceito acadêmico associada a comportamentos observáveis da interação professor-aluno. O estudo contou com a participação de 819 alunos do ensino fundamental de 16 escolas de alta vulnerabilidade social na cidade chilena de Concepción. A escala foi construída após uma revisão teórica, a aplicação de dois pilotos com os alunos e uma validação interjuízes. Os resultados de uma análise exploratória indicam que a escala final, com 15 perguntas, tem uma estrutura de três fatores de primeira ordem (estratégias de capacidade, de procedimentos de trabalho e de participação), que explicam 66% da variância, com um fator de segunda ordem com um ômega hierárquico de 0,89. Esta estrutura é corroborada por uma análise fatorial confirmatória. Observa-se validade concorrente com a subescala de autoestima escolar do Inventário de Autoestima de Coopersmith.

Palavras-chave : interação professor-aluno; autoconceito; construção de teste; psicologia educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License