SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Escala de Estilos de Aprendizaje en Situaciones de Uso de Technologías: Estructura InternaCompetencia Educativa Parental: estudio de las propiedades psicométricas de la escala con una muestra brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

LAMAS, Karen Cristina Alves  y  NORONHA, Ana Paula Porto. Estabilidade temporal dos escores de interesses profissionais: estudo longitudinal. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 233-242. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.14410.09.

Estudos longitudinais para investigação dos interesses profissionais não são frequentes no contexto nacional. O presente estudo teve como objetivo analisar a estabilidade temporal das dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional - EAP e dos escores de nitidez e elevação. Foram utilizados os dados de 96 estudantes, obtidos por meio de três aplicações, uma a cada ano do ensino médio. Verificaram-se coeficientes moderados de estabilidade para as dimensões e para os índices de nitidez, e fracos para elevação. Uma análise de variância evidenciou a estabilidade dos escores, com leve aumento dos níveis de nitidez. Ressalta-se que, ao analisar os resultados, é necessário considerar aspectos teóricos relacionados aos interesses profissionais e a estratégia de construção do instrumento.

Palabras clave : psicometria; estudantes de ensino médio; desenvolvimento profissional; orientação vocacional; interesses profissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License