SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias: Estrutura InternaCompetência Educativa Parental: estudo de propriedades psicométricas da escala com amostra brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

LAMAS, Karen Cristina Alves  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Estabilidade temporal dos escores de interesses profissionais: estudo longitudinal. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.233-242. ISSN 1677-0471.  https://doi.org/10.15689/ap.2018.1702.14410.09.

Estudos longitudinais para investigação dos interesses profissionais não são frequentes no contexto nacional. O presente estudo teve como objetivo analisar a estabilidade temporal das dimensões da Escala de Aconselhamento Profissional - EAP e dos escores de nitidez e elevação. Foram utilizados os dados de 96 estudantes, obtidos por meio de três aplicações, uma a cada ano do ensino médio. Verificaram-se coeficientes moderados de estabilidade para as dimensões e para os índices de nitidez, e fracos para elevação. Uma análise de variância evidenciou a estabilidade dos escores, com leve aumento dos níveis de nitidez. Ressalta-se que, ao analisar os resultados, é necessário considerar aspectos teóricos relacionados aos interesses profissionais e a estratégia de construção do instrumento.

Palavras-chave : psicometria; estudantes de ensino médio; desenvolvimento profissional; orientação vocacional; interesses profissionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons