SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Estabilidade temporal dos escores de interesses profissionais: estudo longitudinalEstrutura do bem-estar subjetivo mediante análise bifator: unidimensional ou multidimensional? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PARDO, Maria Benedita Lima; CARVALHO, Margarida Silveira Britto de; FONTAINE, Anne Marie  e  FREITAS, Daniela Fonseca. Competência Educativa Parental: estudo de propriedades psicométricas da escala com amostra brasileira. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 243-251. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.14426.10.

O Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QACEP) é um instrumento que tem por objetivo avaliar a percepção de competência dos pais em suas funções. No Brasil, sua utilização é escassa e o objetivo desta pesquisa é analisar as propriedades psicométricas do QACEP. Foi utilizada uma amostra de 151 mães e pais, a maioria com nível de escolaridade até o ensino médio e renda até dois salários mínimos. A análise fatorial confirmatória do modelo proposto com dois fatores - a percepção de eficácia e de satisfação - revelou bom ajustamento global aos dados recolhidos. Análises posteriores revelam que a satisfação parental aumenta com a idade dos pais, com o nível de escolaridade e salário auferido. Tendo em conta os diversos processos de validação conduzidos, recomenda-se o uso dessa versão do QACEP na investigação e prática clínica com pessoas de baixa renda no Brasil.

Palavras-chave : competência parental; eficácia; satisfação; análise fatorial confirmatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License