SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Estrutura do bem-estar subjetivo mediante análise bifator: unidimensional ou multidimensional?Processo de construção e busca de evidências de validade de conteúdo da equalis-OAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

VIEIRA-SANTOS, Joene; DEL PRETTE, Almir  e  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inventário de habilidades sociais educativas do professor universitário - versão aluno (IHSE-PU-Aluno): dados preliminares. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp. 260-270. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1702.14611.12.

Este artigo descreve o processo de elaboração do IHSE-PU-Aluno e apresenta os dados obtidos no estudo piloto. A Etapa I desse estudo demonstrou que o instrumento apresenta evidências de validade de conteúdo e que 92,3% dos itens foram compreendidos sem dúvidas por estudantes universitários. Já a Etapa II demonstrou que vários itens foram sensíveis para verificar a existência de diferenças no repertório de habilidades sociais educativas (HSE) de professores universitários em função de diversas variáveis (sexo do professor, área do conhecimento, primeira graduação, conhecimento prévio do professor, professor avaliado ser supervisor de estágio ou orientador de iniciação de científica ou de monografia do respondente e satisfação do respondente com o desempenho do professor). O IHSE-PU-Aluno pode se mostrar um instrumento valioso para fornecer feedback ao professor sobre sua atuação, bem como para verificar a eficácia de programas de intervenção voltados para o desenvolvimento das HSE desses professores.

Palavras-chave : professor universitário; instrumento; habilidades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License