SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Construção e análise das propriedades psicométricas da escala de envolvimento parental na decisão vocacional (EEPDV) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PESSOTTO, Fernando  e  PRIMI, Ricardo. Evidências de validade de critério para o teste de Wartegg. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp. 279-291. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.13941.01.

O Wartegg é um teste gráfico de autoexpressão, que tem como foco identificar aspectos da personalidade. Com o objetivo de encontrar evidências de validade de critéri, este estudo contou com 40 indivíduos separados igualmente em dois grupos, sendo um composto por esquizofrênicos e o outro, por sujeitos sem histórico de patologia psiquiátrica. Após todos os participantes terem respondido ao Teste de Wartegg, estes foram codificados no sistema proposto por Pessotto (2015). Os resultados indicaram que, das 55 variáveis possíveis analisadas, sete apresentaram diferença significativa entre os grupos. Na regressão logística, foi possível observar o caráter preditivo das variáveis, com destaque para a Má Qualidade Formal (FQ-) e Movimento Humano (M). Para essas duas variáveis, observou-se que seu uso em conjunto é favorável, indicando assim evidências de validade de critério. Ressalta-se que novos estudos são indicados visto que este se trata de um estudo inicial com o sistema.

Palavras-chave : psicometria; avaliação psicológica; técnicas de autoexpressão; esquizofrenia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License