SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Construção e análise das propriedades psicométricas da escala de envolvimento parental na decisão vocacional (EEPDV)Invariância longitudinal e erro transitório de uma medida de desgaste acadêmico em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes. Avaliando "depressões": dos critérios diagnósticos às escalas psicométricas. Aval. psicol. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp. 301-310. ISSN 1677-0471.  http://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.14265.03.

O termo "depressão" pode ser utilizado para se referir a uma gama bastante abrangente de diagnósticos e expressões de sintomas, de maneira que duas pessoas podem apresentar sintomas completamente diferentes uma da outra e, mesmo assim, ambas terem diagnóstico semelhante. Nesse sentido, as escalas podem ser fundamentais no processo de rastreio, auxílio no diagnóstico e intervenção de pacientes com sintomatologia clinicamente significativa de depressão. Este artigo tem como objetivo discutir duas temáticas atuais que envolvem a avaliação psicológica. A primeira se refere a diferentes apontamentos (descrição, importância, críticas) sobre os critérios dos manuais psiquiátricos referentes aos transtornos depressivos. Na segunda temática, são discutidas características das escalas que avaliam sintomatologia depressiva e suas especificidades, já que elas podem ser distintas entre si, em vários aspectos, como teorias de base, dimensionalidade, número de itens, tipo de resposta, especificidades do ciclo de vida, formas de aplicação, dentre outros.

Palavras-chave : transtornos de humor; transtornos afetivos; psicometria; escalas; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License